[Sem título]

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2024
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a filosofia de Huxley, um problema não será resolvido ao ser ignorado. Em concordância a isso, o tópico da arquitetura hostil, sequenciado pela exclusão social, ainda não recebe sua devida visibilidade e continua impactando negativamente. É fato que essa arquitetura prejudica a sociedade, já que aumenta a desigualdade social, excluindo a parte mais pobre da população, e esconde os males do sistema capitalista hodiernamente. (Muito bem. Formulou a tese)

Desde o surgimento do Capitalismo, a busca por lucro incessante trouxe diversas consequências, sendo a maior delas a enorme desigualdade social perpetuada desde o início. Relacionado a isso, Ariano Suassuna afirma que o mundo atual é dividido entre os privilegiados e os despossuídos, e um dos impactos mais maléficos é a falta de moradia para grande parte da população, que dormem embaixo de pontes, árvores, nas fachadas das lojas e em bancos espalhados pela cidade. A arquitetura hostil tende a produzir construções que impossibilitem os moradores de rua a dormirem e utilizarem esses lugares como moradia, afastando essa parte da população para áreas mais escondidas da sociedade. Perante isso, a desigualdade entre os privilegiados e os despossuídos se torna cada vez mais abismal.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, com a piora do abismo social entre as classes como consequência da arquitetura hostil, a parcela mais desfavorecida da sociedade se mantém limitada a bairros pobres e escondidos das grandes cidades, favorecendo o desejo do Sistema Capitalista de manter a aparência embelezada das grandes metrópoles e gerar mais lucros a partir disso. Carolina Maria de Jesus, em seu livro "Quarto de Despejo", divide a cidade entre a sala de estar, onde moram as classes mais altas, e o quarto de despejo, onde permanecem as classes mais baixas, fazendo uma relação entre a parte escondida das casas onde se joga o lixo diário e a forma que os empobrecidos são despejados em locais de péssimas condições à vida humana. Tudo isso compactua com o objetivo da arquitetura hostil de manter a população desfavorecida longe dos grandes centros e sem condições de viver de uma forma digna, os excluindo. (Ótimo argumento. Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se claro o dever do Estado de minimizar os impactos negativos do Sistema Capitalista por meio da construção de moradias sociais nos centros das cidades, com um aluguel baixo apenas responsável por retirar a população sem moradia dos bairros mais pobres e ajustá-los na sociedade, (Melhore a construção de sentido) de modo a possibilitar uma vida digna e com chance de crescimento social. Além de proibir a construção da arquitetura que afasta a classe mais baixa, tudo isso com a finalidade de criar uma sociedade mais igualitária e ir em busca da resolução do problema, assim como queria Huxley.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos