Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social
Enviada em: 18/10/2024
Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
800
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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A Constituição de 1988 assegura a todos a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, percebe-se que, no Brasil, existem grupos de pessoas altamente desfavorecidos no tocante ao processo de acesso à cidade, visto que a arquitetura hostil impede os cidadãos de usar espaços públicos para abrigo e lazer. Nesse contexto, torna-se evidente a negligência estatal, bem como a falta de discussão coletiva. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente, a Lei Padre Lancelotti proíbe a arquitetura hostil em espaços públicos. (Truncamento) Mas a lei não está sendo respeitada na prática, já que, (Sem vírgula) as pessoas em situação de rua se deparam com divisórias nos bancos de praças impedindo o descanso e a inclusão desse grupo social e o Estado não incrementa a fiscalização nas cidades que reprime arquitetura excludente, fazendo a lei ser ineficaz na sociedade. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, Jean Paul Sartre afirma que existe temas banidos da discussão coletiva. Nesse sentido, o pensamento de Sartre torna-se legitimado, isso porque, as pessoas com deficiência se sentem desconfortáveis e excluídas devido ao ambiente urbano hostil e essa situação não é amplamente discutida na sociedade, resultando no impacto negativo do bem-estar psicológico dessas pessoas. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa maneira, o Estado, autoridade responsável pela tranquilidade dos cidadãos, deve construir praças e parques de acolhimento, por meio de verbas públicas, com o propósito de garantir a inclusão de toda a população nos ambientes urbanos. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
160
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.