[Sem título]

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/10/2024
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra literária “Ensaio sobre a cegueira”,do escritor portugues José Saramago,é descrita uma sociedade que fica cega às mazelas sociais. Analogamente, mesmo se tratando de uma obra ficcional, esta não é destoante do cenário brasileiro, visto que há uma arquitetura hostil no Brasil. Sendo assim, tal impasse deve-se tanto à omissão estatal quanto à priorização de interesses financeiros. Diante disso, é importante que ações sejam tomadas para não perpetuar essa atitude . (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeira análise, é válido ressaltar que a omissão é um fomento para o imbróglio. A obra “Cidadanias mutiladas”, do geógrafo Milton Santos, diz que a cidadania não é atingida se os direitos constitucionais não são plenamente garantidos. Em paralelo, a obra não está longe da realidade brasileira, haja vista que há um agravo de autoridade em espaços públicos onde as minorias perdem seu direito de ser tratado por igual e que contribui para a insistência da exclusão social por uma fiscalização faltosa por parte do Estado da garantia de tal lícito. Desse modo, é inadmissível que o governo se mantenha desmazelado ao problema.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a valorização do valor monetário atua como um catalisador para a adversidade. Na visão do sociólogo Bauman, estamos colonizando as relações sociais pela lógica de mercado. Similarmente, no contexto do território nacional, não é destoante onde vê-se nas relações contemporânea em que uma parte da população valoriza os bens aquisitivos e a parte da sociedade que não corresponde a essa classe, infelizmente, tende a ser desrespeitada pela elite, em locais partilhados, assim aumentando o preconceito aos indivíduos carentes. Dessa maneira, é inadequado que continue esse comportamento.

(Boa estratégia coesiva) Todavia, torna-se primordial a tomada de ações para minimizar o cenário vigente. Assim, é necessário que máquina pública - principal responsável pelo bem-estar do povo brasileiro - crie uma penalidade para a violação do postulado quanto à arquitetura exclusiva sobre qualquer indivíduo, de modo que as instituições que propagam tal infraestrutura tomem uma multa significativa com a finalidade de se ter menos recorrência e consequentemente oferecer segurança e conforto em ambientes públicos. Assim sendo, a situação retratada pelo escritor não terá o seu reflexo na sociedade hodierna. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos