Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social.

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2024
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."(Pablo Neruda). Analisando o cenário atual, observa-se a problemática em relação à arquitetura hostil e a exclusão de pessoas em situação de rua. Ademais, é preciso salientar a violação contra os direitos humanos, com a falta de empatia e respeito por parte da sociedade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

Em primeiro lugar, vale ressaltar a exclusão social em relação as pessoas em situação de rua, esse é um problema que vem crescendo cada vez mais nos dias atuais. Dessa forma, a arquitetura hostil acaba limitando o acesso dessas pessoas a espaços públicos, contribuindo para a falta de acolhimento. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, faz-se necessário mencionar a violação dos direitos humanos, embora o uso dessa arquitetura possa ser usada para previnir atos de vandalismo e crime, ela também pode ter efeitos negativos sobre a população, especialmente os mais vulneráveis. Logo, ela é vista como uma forma de discriminação socioespacial, onde certos grupos, como os sem-teto, são impedidos de usar espaços públicos. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Cabe aos arquitetos manter a ética de projetar espaços que sejam acessíveis, inclusos e acolhedores. Assim como cabe às autoridades realizar a participação comunitária, envolvendo a comunidade no processo de design e tomada de decisões. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos