Por um mundo de arquitetura amigável

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2024
Nota tradicional: 760
Nota IA: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a filósofa Djamila Ribeiro, a invisibilidade ou a falta de conhecimento de um tema contribuem para a sua ocorrência na sociedade. Analogamente, a arquitetura hostil é um problema desconhecido pela maior parte da população, no qual construções, como bancos, (Não capturou a ideia de arquitetura hostil) são projetadas para causar desconforto e forçar as pessoas se deslocarem involuntariamente, pois a Constituição Federal, documento mais relevante do país, assegura o direito de ir vir e permanecer. (Formule a tese)

Dessa forma, a ocultação da problemática deve ser reduzida através do diálogo aberto e campanhas públicas para que as estruturas de arquitetura hostil ou duvidosa, como pregos, buracos, falta de apoio ou relevo irregular, devem ser identificadas pelos moradores locais, visto que a prática está relacionada a alguns acidentes, devido à falta de equilíbrio e espaço. Como, por exemplo, às antigas cadeiras do MC Donald's que eram finas e não dobráveis, prejudicando obesos e pessoas acima do peso. (Reelabore essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a arquitetura hostil e o seu caráter discriminatório e egoísta devem ser punidos a rigor da lei, já que essas construções impedem que moradores de rua se aloquem minimamente durante às noites, causam desconforto de pessoas com deficiência ou doenças e diminui a experiência de clientes em estabelecimentos comerciais que optam por deixar o local o mais rápido possível. Por conseguinte, as denúncias devem ser encorajadas e encaminhadas ao Ministério Público e os responsáveis devem ser punidos e obrigados a modificar as estruturas de forma adequada. (Reestruture essa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe à população e à mídia promover espaços para o diálogo do sobre o tema, para que a arquitetura hostil e suas consequências sejam evidenciadas, bem como reconhecer as construções que causam desconforto e acidentes com o objetivo de denunciá-las ao poder público para que assim (Vírgula) de fato, os engenheiros e arquitetos anti éticos sejam punidos e a estrutura seja alterada (Melhore a coesão textual) para que assim, de fato, a arquitetura se torne mais amigável e prejudique menos pessoas.​​​​​​​ (Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos