Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Tema: Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/10/2024
Nota tradicional: 840
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto atual, o Brasil enfrenta o problema da arquitetura hostil e suas consequências segregacionistas, as quais afetam principalmente os menos favorecidos. Esta estratégia arquitetônica contribui para o aumento da desigualdade social, além da discriminação. Logo, é necessário haver uma solução que amenize este entrave nacional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeira análise, deve-se ressaltar como esta ação está em desacordo com a lei da nação. Conforme ilustrado no Artigo 5° da Constituição Federal de 1988, o direito de se locomover livremente dentro do território é igual para todos, sem distinção. Entretanto, o modelo hostil impede este direito ao limitar a circulação de pessoas em espaço público. (Argumento pertinente, no entanto precisa ser mais explorado)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante salientar que esta medida visa a exclusão social, algo que precisa ser evitado. Durante o século XIX (Vírgula) nos Estados Unidos, as Leis de Jim Crow estavam em vigor, que criavam espaços racialmente segregados. Em paralelo à atualidade, o modelo apresentado tem objetivo semelhante. (Explore mais o argumento apresentado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo, órgão responsável pelo bem-estar da população, criar um projeto de lei que proíba esse tipo de construção. ​​​​​​​(Melhore a coesão textual) Por intermédio do Poder Legislativo, a meta de acabar com essa prática será alcançada. E, consequentemente, esta forma de separação social será sanada. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos