[Sem título]

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2024
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "O Hobbit" a população pobre da Cidade do Lago enfrenta problemas devido à criação de políticas públicas que favorecem o círculo da família real e desfavorecem os trabalhadores, pois foram organizadas sem a conscientização da sociedade. Nesse sentido, a participação da população no levantamentos dessas políticas é necessária para combater adversidades, como a falta de acesso à educação e a desigualdade social.

Diante desse cenário, a dificuldade do acesso ao ensino tem-se apresentado um problema no Brasil. A esse respeito, o primeiro Censo realizado no país, em 1872, constatou que oitenta por cento da população acima dos cinco anos de idade não sabia ler e escrever. Nesse sentido, os dados capturados contribuíram para a formação de novas políticas públicas que tornassem o ingresso às instituições de ensino menos dificultosas, aumentando significativamente a formação dos indivíduos naquele contexto. Assim, através do censo é possível compreender a real dificuldade enfrentada por determinada parte da população. (Faça um uso mais produtivo do repertório)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desigualdade social é um obstáculo que contribui com o a falta de acesso à educação. A esse respeito, a pesquisa TIC Domicílios — feita pela empresa Cetic.br — afirma que mais de 36 milhões de brasileiros não possui acesso à educação básica, sendo sua maior parte formada por idosos e pessoas negras. Sob essa lógica, as comunidades de menor poder financeiro possuem maior probabilidade de sofrer danos devido o não acesso à educação. Assim, um censo que visa compreender a necessidade e medidas que podem ajudar a população menos favorecida desmonstra-se uma opção eficaz. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Há de se combater, portanto, às dificuldades na criação de políticas públicas que atendam a sociedade. Nesse viés as instituições públicas — responsáveis pela manutenção das comunidades — devem adotar o censo como um dos principais meios de reunir dados referente aos indivíduos e ainda amplia-lo através de dos diferentes tipos de tecnologia, a exemplo das mídias sociais, com o objetivo de alcançar a maior quantidade possível de pessoas. Essa iniciativa terá a finalidade de movimentar políticas que valorizem a todos, e confirmar que o censo pode ajudar inclusive os habitantes da Cidade do Lago. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos