[Sem título]

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/09/2024
Nota tradicional: 920
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A alteridade é o exercício de se colocar no lugar do outro, e o perceber como uma pessoa singular e subjetiva. Desse modo, percebe-se que (Vírgula) com relação ao Censo demográfico no Brasil, falta a aplicação desse conceito por parte dos poderes públicos, causando inúmeros problemas à coletividade. Assim, é imperioso o debate disso com foco em responsabilidade estatal e o escasso conhecimento social.

Inicialmente, urge salientar que a relação casuística da adversidade se dá pela negligência governamental. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes, na obra "O Leviatã", afirma que é função do Estado, a partir do Contrato Social, a imposição da ordem e das garantias naturais ao indivíduo. No entanto, esse mesmo ente provoca a situação social do Brasil, a partir do momento em que (Vírgula) com base nas pesquisas do levantamento estatístico promovidos pelo Censo, fica evidente os inúmeros casos de vulnerabilidade dentro da população brasileira. Com isso, a cidadania é colocada em um plano imaginário e o óbice persiste. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, torna-se imprescindível referenciar Louis Pasteur, grande cientista francês, que uma vez afirmou: "O conhecimento é o combustível que impulsiona o progresso. Nesse viés, ao adentrarmos a realidade hodierna, a sociedade, uma das principais ferramentas de formação de opinião, carece do saber sobre a função indispensável do Censo para todos, e com isso falta com passar demais informações sobre as futuras gerações. Dessa forma, as crianças se tornam adultos com pouco conhecimento sobre o tópico apresentado, e desconhecem como essa pratica do governo pode ajudá-los a melhorar o funcionamento do país. (Explore de modo produtivo)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, fica evidente que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação (Vírgula) como noticiários televisivos e canais da imprensa, entre outras plataformas, devem promover a relevância sobre o papel fundamental do levantamento de dados populacional para a sua melhora de condições, por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Isso com a finalidade de promover maior conhecimento no assunto e incentivar uma maior participação das pessoas. Logo, a má valorização do Censo e do seu valor para trazer melhorias ao Brasil será intermediado no século XXI. ​​​​​​​(Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos