A Criação de Políticas Públicas usando o Censo como Indicador

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/09/2024
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 1872 foi realizado o primeiro Censo demográfico brasileiro. Até então, os dados coletados não eram utilizados para a contagem populacional. Em 1936 foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que passa a ser o promotor do Censo, a partir de 1940. (Melhore a contextualização do tema​)​​​​​

Durante toda a sua realização, sendo feita a cada dez anos (com exceção do ano de 2020, devido à pandemia de covid-19) o censo tem como enfoque apresentar os dados gerais a respeito da população brasileira a partir de pesquisas que são feitas pelos recenseadores do IBGE, de casa em casa, realizando perguntas a respeito da família que habita o local. Por isso é de grande importância para a criação e implementação de políticas públicas sociais. (Explore mais o argumento apresentado)

(Melhore a estratégia coesiva) A partir da realização do censo, as autoridades locais podem implantar programas governamentais que busquem o bem-estar da comunidade, como por exemplo, o saneamento básico, a construção de postos de saúde em áreas precárias, organização de campanhas de vacinação, e dentre outras. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Assim, cabe ao governo, como promotor do bem-estar social, buscar atender as necessidades da população por meio de políticas públicas, das quais estas terão como base o Censo realizado pelo IBGE e/ou outros meios. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos