.. O Censo e seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/09/2024
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com Manoel de Barros, um poeta pós-modernista, a "Teologia do traste", desenvolvida em suas obras (Vírgula) caracteriza-se pela valorização de situações esquecidas ou ignoradas constantemente. Assim como a obra aborda, observa-se que na realidade contemporânea o papel do Censo para criação de políticas públicas no Brasil é essencial para orientar sobre as necessidades da população, entretanto, muitas vezes não é de fato efetivada. Logo, a fim de mitigar essa problemática e construir uma sociedade que valoriza essas ações, hão de ser analisadas as principais importâncias da temática em questão: o combate das desigualdades e a garantia da inclusão social.

Sob uma primeira análise, é imprescindível destacar que o Censo é um fator que ajuda a combater as dificuldades. Nesse viés, na música "Cidadão", do cantor Zé Ramalho (Vírgula) é abordada uma crítica na condição dos indivíduos comuns em meio às injustiças e discrepâncias. Dessa forma, percebe-se o papel imprescindível do Censo para identificar disparidades regionais e sociais, orientando políticas que buscam reduzir as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade). Por consequência, enquanto esse impasse for a realidade do Brasil, a condição de "Cidadão", imposto por Zé Ramalho será o cenário da nação. (Explore de modo produtivo o repertório apresentado)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar, (Sem vírgula) que para garantir a igualdade social, as pesquisas e dados estatísticos são indispensáveis. Diante desse exposto, para Thomas Hobbes — expoente filósofo inglês — afirma que para o progresso da coletividade é dever do Estado propiciar meios que auxiliem no processo. Nesse sentido, assegurar que o corpo social experiencie uma vida mais igualitária é indispensável às pesquisas públicas. Assim, não é razoável que a desigualdade social permaneça em um país que almeja tornar-se nação desenvolvida. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é perceptível a necessidade de intervir nos desafios concernentes à valorização do Censo como instrumento de cidadania. Para isso, o Ministério da Cidadania — órgão federal responsável pelas políticas públicas — juntamente com as escolas, devem garantir a coleta e análise eficaz de dados. Essa medida deve ser efetivada por meio da inclusão opinativa populacional e ampliação de pesquisas, como palestras escolares e projetos comunitários, onde a participação dos indivíduos aumentaria as informações coletadas, a fim de ampliar condição de cidadão e combater as mazelas sociais. Destarte, uma sociedade mais igualitária será em breve a realidade da nação brasileira. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos