[Sem título]

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/09/2024
Nota tradicional: 880
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A recente pandemia de COVID trouxe à luz pessoas que, sem identidade, eram invisíveis ao auxílio governamental. Paralelamente, a realidade brasileira contemporânea descobre o papel fundamental do Censo para políticas públicas ao identificar essas pessoas e permitir que adquiram cidadania e reivindiquem seus direitos naturais. Dessa forma, nota-se que a morosidade estatal e a invisibilidade midiática inviabilizam a plena atuação dos censos

Nesse contexto, observa-se a negligência estatal quanto ao manejo de políticas públicas baseadas em informações obtidas pelo Censo. Sob essa ótica, o sociólogo Loic Wacquant responsabiliza o individualismo de governadores gananciosos pela ineficácia do Estado. De modo análogo, o discuso do sociólogo explica a atual situação do povo brasileiro, uma vez que os governantes não auxiliam (Cuidado ao fazer essa afirmação), por exemplo cidadãos em vulnerabilidade socioeconômica identificados pelos dados do Censo, já que o objetivos dessas políticas não corroborariam seus próprios interesses. Consequentemente, as informações adquiridas pelo Censo é ignorado por políticas que não se interessam pelos próprios eleitores.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notável a invisibilidade midiática acerca dos dados do Censo. Sob esse viés, a filósofa Djamila Ribeiro diz que, para solucionar um problema, o primeiro passo é retirá-lo da obscuridade. Entretanto, a realidade brasileira corrompe o postulado da filósofa, ao passo que poucos dados são divulgados para o público em geral, e leigo, acarretando, por exemplo, na alienação do povo quanto ao cenário apresentado neles, como a real situação econômica da população, desmotivando a busca por uma melhor gestão pública (Reestruture essa discussão). Por conseguinte, a carência de publicações dos Censos furta-os de seus papéis na política. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, desenvolve-se uma crítica à inutilidade estatal e à invisibilidade midiática. Desse modo, espera-se que o governo federal - principal promotor da harmonia social -, por intermédio do arrocho de políticas públicas, faça uso do Censo de maneira a melhoras as condições de vida denunciadas nos dados adquiridos. Ademais, cabe aos meios de comunicação - importantes fontes de informações -, por meio do aumento de divulgações do Censo, promover a conscientização do público a fim de incentivar a reivindicação de políticas e cobranças do governo. (Melhore o encadeamento) Objetiva-se distanciar-se do cenário observado na pandemia. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos