A importância do censo como base da criação de políticas públicas

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/09/2024
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Roberto Brito de Carvalho, (Sem vírgula) dizia como o Censo ajudava a se ter uma melhor clareza do que ocorria atualmente no país, estados e nos municipios, para conseguir identificar tendências, e criar projeções para os anos que iriam a seguir". No contexto nacional atual, a importância do Censo na criação de políticas públicas dentro do país se torna cada vez mais evidente, principalmente para identificar qual a situação de um grupo do país e criar projeções que seram usadas como base de foco nos próximos anos.

Primariamente, a identificação da situação de certos grupos da população, (Sem vírgula) ajuda a tornar em evidência quais são as principais dificuldades que cada grupo possuí, e desenvolver formas de aprimorar a parte em deficiência do problema. "Rômulo Augustus", o último imperador romano sofreu com a política romana na época de seu governo, problemas na econômia apareceram e a queda do império romano junto de sua deposição aconteceram, porém deve se levar em consideração a falta da ideia de políticas comuns baseadas em censos da população. Contudo agora contemos esse conhecimento e deveriamos identificar a importância desse artíficio na criação de políticas que desenvolvem o país para um futuro melhor. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademas, a criação de projeções baseadas no censo para a utilização na criação de políticas pública assim como também a sua utilização para identificar o estado que uma situação atual irá se tornar num tempo determinado, para a prepação e solução dos problemas é outra razão do censo ser importante. "The Walking Dead" é capaz de demonstrar de maneira visualmente artística a importância de tais projeções em sua série de quadrinhos, na qual após um apocalipse Zumbi, (Sem vírgula) a humanidade precisa se reestruturar, com o censo sendo uma das ferramentas para projeção de um futuro melhor. Obviamente políticas públicas situadas em mundo real se distanciam de um mundo fictício, porém a utilização do censo em projeções para o futuro de uma população se demonstra importante em ambas as situações. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Concluindo, o censo e o seu papel na criação de políticas públicas é algo a ser levado em conta, (Sem vírgula) para identificar qual a situação de um grupo do país e criar projeções que seram usadas como base de foco nos próximos anos. Com isso devo deixar em evidência o apoio sobre esse artíficio governamental, e que assim como outros artíficios, a utilização do censo pode ajudar a prevenir situações negativas, e a resolver problemas atuais na sociedade. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos