[Sem título]

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/09/2024
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o artigo primeiro da Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos nascem com direitos iguais. Tais direitos são cumpridos quando órgãos sociais de pesquisa e ajuda contribuem para desenvolver ações governamentais, a fim de promover o bem-estar populacional, uma vez que esse cenário resulta em favor de decisões que favoreçam o povo. (Melhore a contextualização do tema)

Nesse contexto, é essencial ressaltar a necessidade de investimentos, decorrente da ineficácia do Poder Público na criação de mecanismos para que o Censo demográfico chegue a áreas inalcançadas. Sob a ótica do filósofo John Locke, o Estado foi instituído através de um pacto social para garantir os direitos fundamentais dos indivíduos. Contudo, é evidente a ruptura desse contrato social no Brasil atual, dado o desempenho insatisfatório das autoridades em constatar um real interesse nas urgências sociais. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a conscientização do cidadão brasileiro a valorizar os estudos realizados apresenta-se como outro desafio da problemática. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anualmente realiza coleta de dados, a fim de que haja solução e divulgação dos problemas públicos no país. Tal instituto é um dos principais a realizar Censos demográficos importantes no Brasil, as medidas tomadas através das informações recolhidas são para garantir avanços na educação, saúde, segurança e lazer. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol dos recenseamentos praticados. Assim, cabe ao Congresso Nacional, mediante o aumento do percentual de investimentos aos institutos de pesquisa, buscando proporcionar o ampliamento do atendimento a população, visando melhorias socio-econômicas (Melhore a construção sintática). Somente assim, os brasileiros verão seus direitos serem devidamente cumpridos. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos