O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

Tema: O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/09/2024
Nota tradicional: 760
Nota IA: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alexander Von Humboldt, geógrafo prussiano do século XVIII, estudou as populações da América Latina, contribuindo para o desenvolvimento geral. Dessa forma, o Censo tem como principal função o registro da população e suas condições de vida. Entretanto, sua falta de valorização prejudica seu serviço e a melhoria nacional. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, é valido ressaltar que a importância deste órgão auxilia aos os cidadãos, cuja ausência é nociva. Conforme ilustrado no livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, a inexistência desse estudo perpetua famílias em condição de miséria, o que deve ser evitado. Logo, seu papel social é fundamental. (Melhore a relação entre as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, esta pesquisa ajuda no sentido cultural e identitário do Brasil. Como visto no poema "Morte e Vida Severina", do escritor João Cabral de Melo Neto, o personagem Severino se define apenas como um "ninguém", sem considerar suas características regionais. Por isso, tal exame deve manter o valor natural dos brasileiros. (Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em vista o panorama da situação, cabe ao governo, por via do poder Executivo, auxiliar o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Através do apoio financeiro, o instituto poderá preservar seu trabalho e, como resultado, promover a melhor compreensão geográfica pelo bem do país. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos