A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros.
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A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros
Enviada em: 23/08/2024
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia", apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a realidade, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a falta de debates sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros compromete a harmonia social. Diante disso, têm-se um problema fomentado pela omissão estatal e que gera consequentemente a perda de direitos básicos.
Em primeiro lugar, destaca-se a negligência governamental como uma das causas do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange aos impactos negativos que os desastres ambientais têm causado na vida dos moradores do Brasil, a exemplo da destruição de infraestruturas, como moradias, hospitais e escolas. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, esse impasse afeta os direitos primordiais dos cidadãos da nação. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todo cidadão possui direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. Contudo, tais direitos estão sendo comprometidos, uma vez que com as catástrofes ecológicas, causadas pela crise climática, a população está perdendo a garantia, à moradia adequada, à saúde e à educação, além de ocorrer o aumento das desigualdades sociais, visto que as populações mais vulneráveis, incluindo comunidades de baixa renda, possuem menos recursos para se recuperar. Além disso, muitas pessoas perdem suas vidas nesses desastres. Assim, é preciso reconhecer essas consequências prejudiciais para que a situação seja superada. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Tem-se, portanto, a necessidade de intervir sobre esse quadro lacunar. Para isso, o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, deve promover campanhas de conscientização sobre preservação ambiental, por meio da mídia e de instituições públicas, como escolas, a fim de reverter a inércia estatal e fazer com que as pessoas reflitam sobre como a poluição está ligada às mudanças climáticas, que impactam negativamente suas vidas. Dessa forma, espera-se uma sociedade não perfeita como a de "Utopia", porém mais justa, igualitária e consciente. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.