Os direitos das vítimas de desastres ambientais

Tema: A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/08/2024
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme "Interestelar" (Vírgula) a Terra enfrenta diversas mudanças climáticas, interferindo nos direitos básicos e na continuidade da raça humana, forçando ela a buscar outro planeta para habitar. Fora da ficção, os indivíduos também têm de lidar com desastres ambientais e seus prejuízos às moradias, à saúde, à educação, e à natureza. Desse modo, a negligência aos recursos naturais e aos desamparados atuam como causadores desse quadro.

Em primeira análise, é essencial pontuar sobre a desatenção da sociedade aos cuidados que os recursos da natureza necessitam. Na Antiguidade, os filósofos pré-socráticos, também conhecidos como naturalistas, buscavam um elemento primordial responsável pela existência da natureza e de todas as coisas chamado arché, título atribuído a diferentes fatores, como a água, o fogo e o ar por diferentes pensadores da época. Entretanto, na atualidade, é notória a relevância de todos os âmbitos da natureza para a existência da mesma - e não só um -, além da necessidade de preservá-la, a fim de evitar mudanças climáticas decorrentes da exploração desenfreada do planeta.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imprescindível discutir sobre a ausência de apoio as vítimas dessas tragédias. Segundo a Constituição Federal de 1988, são direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros o acesso à saúde, educação, alimentação e a assistência aos desamparados. No entanto, observam-se insuficientes investimentos e divulgações dessas situações, de modo que as pessoas prejudicadas por elas acabam morando em abrigos, dependentes de doações, sem acesso à educação ou emprego e sem perspectivas para reconstruir suas vidas. (Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário debater e combater o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. Para tanto, o governo, empresas e a sociedade como um todo devem divulgar e contribuir para os projetos de apoio aos afetados por esses acontecimentos, de modo que os cidadãos possam usufruir de seus direitos. Paralelamente, devem ser realizadas medidas focadas na reestruturação das famílias e locais comprometidos a longo prazo, com a construção de moradias, escolas, hospitais e com a geração de empregos. Dessa forma, a Constituição Federal será efetivamente seguida e os cidadãos brasileiros desfrutarão de seus direitos.(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos