Alicerces da problemática

Tema: A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/08/2024
Nota tradicional: 880
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 5° (Vírgula) o direito à moradia e saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, esse conceito não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros (Vpirgula) o qual vem os prejudicando de forma ampla, e assim precisa ser debatido com a sua devida importância. Tal problemática está relacionada a carência de medidas governamentais e a ausência da conscientização da população, logo é algo que precisa ser resolvido. (Formulou a tese)

Em primeira análise (Vírgula) deve-se ressaltar a débil ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado de proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, contudo (Vírgula) não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que não realizam as devidas medidas para acabar com os causadores das mudanças climáticas. Dessa forma a problemática causa vários problemas e impede que os cidadães desfrutem dos seus direitos básicos, como as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul que desabrigaram muitos brasileiros.

(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se como a ausência da conscientização da população acerca do tema, (Sem vírgula) se encontra presente no contexto hodierno. Sob esse viés é importante ressaltar que entre os maiores causadores de poluição se encontra os veículos que poluem ainda mais se não receberem sua devida manutenção. Além disso, o descarte inapropriado de resíduos e a não reciclagem pioram o problema que prejudica a saúde dos indivíduos e ocorrem pela indiferença da sociedade. Assim os causadores das mudanças climáticas são agravados e como diz o filósofo Karl Marx, "Os seres humanos e a natureza se encontram em uma relação de reciprocidade".

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse causador de tantos problemas. Cabe ao Poder governamental, instância máxima de ação executiva, promover medidas eficazes contra os causadores das mudanças climáticas, mediante um projeto-lei que diminua a emissão de CO² e o investimento de forma eficaz em combustíveis renováveis, a fim de acabar com a poluição. Cabe também ao ministério de Educação, órgão de ação educacional, com as escolas conscientizar a população, por meio de palestras e campanhas educativas, a fim das pessoas cuidarem do meio ambiente, em suma o artigo 5° prevalecerá.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos