[Sem título]

Tema: A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/08/2024
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a Constituição brasileira de 1988, (Melhore a construção de sentido) diz que todo cidadão deve possuir uma ampla gama de direitos básicos, como a moradia, porém ,com o aumento dos impactos ambientais (Dê exemplos), alguns desses direitos acabaram sendo afetados. (Truncamento) Principalmente, problemas relacionados à geolocalização do saneamento básico e os problemas ambientais afetando os direitos humanos.

Por consequência da favelização ocorrida no século XX, muitas pessoas em áreas de comunidade acabaram sofrendo com a falta de saneamento básico necessário, causando assim, uma desigualdade e uma violação dos direitos humanos. Isso ocorre devido à falta de investimentos da governança não investem devidamente em áreas de comunidade, não tratando eles como cidadãos. (Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, não apenas a população em áreas de comunidade sofrem com esses problemas como visto no caso do Rio grande do sul em 2024,que acabou sofrendo de grandes enchentes que tomaram a cidade toda. Tudo isso só ocorreu devido à falta de investimentos do estado na parte de infraestrutura contra enchentes e o saneamento básico ,que com a enchente, (Sem vírgula) trouxe diversas doenças para a população. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, para que aumente os direitos básicos nesse cenário caótico, é necessário a autoridade administrativa tomar medidas para investir na infraestrutura de saneamento e criação de redes de ajuda para população mais carente, para que assim há de ter uma execução perfeita da Constituição. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos