[Sem título]

Tema: A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/08/2024
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 225, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, a presença dos impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, (Sem vírgula) tende a dificultar a validação dos princípios constitucionais, dado ao fato que ainda é um desafio a ser sanado. Diante disso, convém analisar os principais motivadores dessa chaga social: o descaso do governo e o descuido ambiental por parte da população brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, nota-se que o governo tem sido negligente em relação aos impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. De acordo com o contrato de Thomás Hobes, é dever do Estado garantir serviços necessários para o bem-estar da nação, entretanto, na realidade esse contrato não se concretiza. (Reelabore. Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o descuido ambiental por parte da população brasileira também pode ser apontado como promotor do problema. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) contribui para a degradação dos recursos naturais essenciais à vida, tais como água e ar. Desse modo, é imperioso que essa problemática seja solucionada. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para combater esse obstáculo. O governo federal deve investir em pesquisas e tecnologias voltadas para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas e para a adaptação de suas consequências, afim de diminuir esses impactos ambientais. Somente assim, os princípios constitucionais serão validados no país. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos