A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2024
Nota tradicional: 960
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Organização Mundial das Nações Unidas representa o desejo de promover melhores condições de vida para a humanidade. Porém esse anseio ainda não se concretizou em relação a necessidade de garantir a saúde mental dos idosos no Brasil, visto que há uma invisibilização social e política acerca desse fato. Com isso, emerge um problema sério em virtude de uma ótica utilitarista e de um governo omisso. (Muito bem. Formulou a tese)

Dessa forma, em uma primeira análise, deve-se considerar a visão utilitarista como o principal fator para a problemática. Para Foucault, a sociedade só considera o ser humano útil quando está produzindo. Consoante a isso, o pensamento de que uma pessoa só está sendo útil para a sociedade quando é produtiva faz com que as necessidades dos idosos sejam negligenciadas, podendo gerar o isolamento desses indivíduos, o que impacta negativamente a saúde mental dos mesmos. Assim, é preciso reconhecer essa concepção é equivocada para que a situação seja superada.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ineficiência governamental mostra-se como um potencializador para o impasse. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange à garantia da saúde mental dos mais velhos, uma vez que com a inação estatal, essas pessoas ficam sem o suporte emocional e os cuidados médicos necessários que ajudam a prevenir transtornos como a depressão e a ansiedade. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível intervir sobre esse quadro lacunar. Para isso (Vírgula) o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, deve investir em atividades sociais e de lazer, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de inverter a inércia estatal que afeta o equilíbrio emocional da pessoa idosa. Paralelamente, é preciso agir sobre a ótica utilitarista existente. A partir de ações como essas, o objetivo da ONU poderá ser realizado. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos