[Sem título]

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/07/2024
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muito se tem discutido acerca da importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros, problemática constantemente invisibilizada pela sociedade e marginalizada pelo Estado. Nesse viés, o filme ''Up, Altas Aventuras'' retrata a vida de Carl, um senhor que tem sua saúde mental degradada após o falecimento de sua esposa e, como resultado, se torna agressivo e relutante a reestabelecer contato com a sociedade. Estendendo o cenário fictício ao hodierno, percebe-se que, devido à falta de seguridade dos direitos fundamentais por parte do Estado e a estereotipação negativa por parte da sociedade, inúmeros idosos brasileiros vivem de forma paralela. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro plano, faz-se necessário pontuar que o Estatuto do Idoso, documento contendo os inúmeros direitos dos idosos brasileiros, é constantemente dissimulado pelo próprio Estado. Nesse viés, acrescenta-se que o estatuto foi criado somente em 2003, demonstrando como a pauta ainda é recente e de pouca ''importância'' para órgãos públicos, uma vez que o cenário retrata o termo ''cidadania de papel'' proposto pelo escritor Gilberto Dimenstein, o qual afirma que a maior parte das leis brasileiras só funcionam e são garantidas nos papéis que foram escritas, criando uma antítese com a realidade brasileira (Explore de modo mais produtivo). Dessa forma, urge-se que o Estado garanta os direitos do Estatuto do Idoso a fim de extinguir a similaridade da atualidade com o termo do escritor.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, além do Estado, a população brasileira também atua como um catalisador do óbice, uma vez que, além da dissimulação dos direitos, a sociedade prega um papel discriminatório. A sociedade vive o pressuposto de que o envelhecimento é sinônimo de doenças, fazendo com que a população idosa seja suscetível ao etarismo-ou ''velhofobia'', preconceito que é sofrido por um a cada seis idosos no Brasil, segundo o G1- prejudicando a saúde mental e, consequentemente, a vivência de tal grupo dentro da sociedade brasileira, cenário condenado pelo pensador Paulo Freire, uma vez que ''aprendemos com as diferenças, não com as igualdades''. Diante disso, denota-se que a inclusão de tal grupo é um pilar necessário a fim de garantir a cidadania brasileira.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem o cenário descrito. Indubitavelmente, o Ministério da Cidadania deverá, em conjunto com o Ministério da Saúde (Vírgula) a fim de realizar feiras com o intuito de reafirmar a inclusão do grupo à sociedade, além da realização de súmulas pelo Poder Judiciário para garantirem a aplicação do Estatuto do Idoso de forma eficiente. Logo, idosos como Carl, do filme ''Up, Altas Aventuras'', poderão viver em uma sociedade onde sua saúde mental é visada e garantida. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos