Saúde mental na terceira idade : avanços e desafios

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/07/2024
Nota tradicional: 760
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao refletir sobre a saúde mental na terceira idade, é elementar ponderar acerca da importância de garantir aos idosos brasileiros o acesso a tratamentos especializados. Neste sentido, defende-se que o envelhecimento ativo é fator fundamental para o bem-estar físico, social e mental e atua como uma ferramenta propulsora de qualidade de vida. Para aprofundar-se no tema é necessário discorrer sobre os desafios e os avanços que se apresentam neste contexto. (Melhore a contextualização)

Ocorre que o envelhecimento ativo, que pode ser compreendido como a união do bem-estar físico, mental e social, é um processo de envelhecer com qualidade. Este conceito adotado pela OMS-Organização Mundial da Saúde abrange inclusão, oportunidades, garantia de acesso à saúde e segurança para os idosos. Entretanto, o desafio para que o envelhecimento seja ativo e uma experiência positiva é o comprometimento das instituições públicas e privadas e a sociedade como um todo. A família desempenha um papel primordial pois a solidariedade e a sensação de pertencimento entre gerações é indispensável para um envelhecimento ativo. (Reestruture a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, a Comissão de Seguridade aprovou a Política Nacional de Promoção ao Envelhecimento Ativo, em 2021, que visa incentivar programas de esportes para idosos, capacitação para o mercado de trabalho e diversos estímulos a autonomia e socialização com obrigações para o poder público, comunicação e as instituições. Essa política visa promover uma maior qualidade de vida e a inclusão de atividades que minimizem a depressão, o maior transtorno psicológico, na terceira idade. Além disso, o atendimento na atenção básica já é prioritário para essa faixa etária, visto que a Lei de Proteção ao Idoso respalda este ato.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante disso, verifica-se que há desafios, porém avanços neste cenário. A Política Nacional de Proteção a Pessoa Idosa impõe obrigações ao poder público, a comunicação e as instituições, porém devem ser mais abrangentes. A comunicação deve ser assertiva no sentido de conscientizar a sociedade da importância do respeito, da inclusão e do combate ao etarismo. A família deve ter senso de responsabilidade e cuidado mútuo. Desta forma, o envelhecimento ativo será uma ferramenta para a qualidade de vida e saúde mental dos idosos brasileiros. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos