A Dignidade da Pessoa Idosa é Responsabilidade de Todos
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A Dignidade da Pessoa Idosa é Responsabilidade de Todos - Corrige Aqui
A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros
Enviada em: 10/07/2024
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
760
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Com os avanços na ciência e na medicina, a longevidade humana aumenta consideravelmente e pensar na qualidade de vida da população nesse cenário é crucial para se garantir o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana. Esse planejamento envolve não só os aspectos físicos como também os mentais do indivíduo.
As limitações físicas advindas com o envelhecimento podem influenciar negativamente a saúde emocional dos idosos. Sentimentos de inferioridade e rejeição podem surgir devido a problemas ligados a menor capacidade auditiva ou de locomoção, por exemplo. Desse modo, políticas públicas que envolvam incentivo a hábitos saudáveis, atividades terapêuticas e prática de atividades físicas, como musculação para maior mobilidade e bem-estar, são os primeiros passos para se desenvolver um amparo emocional aos idosos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Aliada a isso, cabe uma mudança cultural da sociedade sobre o preconceito velado contra a terceira idade. Envelhecer é algo natural e faz parte da vida. A busca constante pela juventude veiculada nas mídias tem o poder de gerar uma exclusão social implícita da população idosa, o que pode acarretar doenças psicológicas graves nessas pessoas (Reestruture essa discussão). Essa etapa da vida precisa ser respeitada assim como as outras fases dela também são. Sendo assim, deve-se valorizar a troca de experiências entre as diferentes gerações em atividades sociais e de lazer como uma ferramenta importante no combate à depressão e à ansiedade nos idosos.
(Melhore a estratégia coesiva) A dignidade da pessoa humana idosa não se resume a viver cada vez mais simplesmente, mas ter plenitude na existência com saúde física e mental. A ação dos governantes com políticas públicas adequadas e da sociedade com a quebra de paradigmas associados à terceira idade são essenciais para a construção e manutenção de uma rede de suporte emocional apropriado à população idosa. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
120
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.