#calouradodani

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/07/2024
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme “O pior vizinho do mundo”, protagonizado por Tom Hanks, mostra um senhor amargurado que tenta, diversas vezes, tirar a própria vida, até ser “salvo” da solidão por vizinhos que tornam-se seus amigos. Apesar da obra se tratar de um conto ficcional, é nítida sua relação com a realidade, visto que, (Sem vírgula) é imprescindível a preocupação com a importância da garantia da saúde mental dos idosos brasileiros, tanto pela questão da inclusão social, quanto pela prevenção do desenvolvimento e agravamento de doenças neurológicas.

Inicialmente, é importante ressaltar que os idosos precisam de mais atenção no que diz respeito a inclusão social, uma vez que a marginalização da classe é um ponto relevante da problemática, afinal, a tristeza dos mais velhos está frequentemente associada à solidão e ao tédio da velhice, que podem levar a tristeza profunda. Nesse sentido, a socióloga contemporânea Nancy Fraser aborda que a justiça social somente será alcançada quando (e se) a inclusão de todas as classes, em redes de apoio e no exercício da cidadania, for efetivada. Entretanto, nota-se que não há, principalmente para o Estado, ênfase nesse desafio. Assim, com essa despreocupação com a satisfação dos longevos, contribui-se para o surgimento das doenças mentais. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o desleixo com a saúde mental é um descaso com a saúde pública como um todo, uma vez que, (Sem vírgula) transtornos como a ansiedade e a depressão, (Sem vírgula) poderiam ser tratados e curados se detectados precocemente, previnindo problemas físicos como doenças cardiovasculares, hipertensão e a descensão da imunidade. Tal fato é tema do relatório da OMS, Organização Mundial da Saúde, de 2015, que relata que, a desatenção com a mente do idoso tende a elevar o nível de mortalidade. Ou seja, a indiferença com a saúde mental dos antigos equivale a uma indiferença com a vida.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a garantia da saúde mental aos idosos brasileiros é um tópico relevante que ainda precisa ser consolidado eficientemente em território nacional. Dessa forma, cabe ao MS - Ministério da Saúde, cujo objetivo é administrar todos os órgãos públicos de saúde brasileiros, organizar projetos como visitas periódicas às residências de pessoas com mais de 60 anos e a criação de grupos para interação social, a fim de zelar os vulneráveis. Deste modo, nenhum senhor se sentirá como o personagem de Tom Hanks, desamparado. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos