[Sem título]

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/07/2024
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nota-se que o Brasil está em fase de envelhecimento demográfico. É possível afirmar que com o avanço da idade surgem mudanças físicas, mentais e psicológicas, o que pode gerar uma maior vulnerabilidade para doenças do corpo e da mente. Nesse contexto, torna-se urgente implementar medidas eficazes para garantir a saúde mental dessa parcela crescente da população. (Formule a tese)

Observa-se que, nas últimas décadas, a base da pirâmide etária brasileira foi se estreitando devido à redução da fecundidade e dos nascimentos e, por outro lado, o topo dela está cada vez mais largo. Além disso, as projeções do Ministério da Saúde indicam que em 2030 o país terá mais idosos do que crianças, algo que nunca aconteceu antes. Ressalta-se que o aumento da expectativa de vida deve nortear políticas públicas nos próximos anos, pois as limitações e os sentimentos advindos do envelhecimento podem desencadear sensações desafiadoras. A perda de pessoas próximas, as mudanças corporais e algumas limitações físicas ou até mesmo mentais podem gerar emoções negativas, que podem se tornar problemas mais graves. (Delimite as discussões)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Destaca-se que o tema em questão ainda é pouco debatido, pois na sociedade atual privilegia-se a produtividade. No senso comum, os idosos não têm mais sonhos, anseios, individualidade. Entretanto, o correto a se fazer é dar maior atenção ao envelhecimento, pois essa fase da vida é um tempo de aproveitar e desfrutar das conquistas obtidas ao longo dos anos e também de transmitir bons conhecimentos aos mais jovens. Ressalta-se que a garantia da saúde mental envolve a realização de exercícios físicos regulares, uma alimentação saudável, e o acompanhamento médico com consultas e exames de forma constante, pelo menos uma vez ao ano, de modo a prevenir o surgimento de doenças. Com o incentivo governamental e principalmente familiar à adoção desses bons hábitos, será possível dar maior garantia à saúde mental dos idosos. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que a garantia da saúde dos idosos envolve preparação ao longo da vida e deve ser intensificado ao atingir essa idade. Logo, compete à família apoiar os membros mais velhos na transição para a melhor idade, pois todos também irão passar por essa fase. É preciso agir com paciência em alguns momentos e sempre valorizar a história dessas pessoas, fazendo com que se sinta acolhido e compreendido. Dessa forma, será possível que o país tenha uma população que goze de boa sanidade até mesmo no final da vida. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos