[Sem título]

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/07/2024
Nota tradicional: 800
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na animação “Moriarty: o Patriota”, é retratada uma crítica à sociedade de classes, em que as mazelas sociais são consequências do comportamento do povo. De maneira analógica, tal conjuntura é retratada no país ao se analisar a importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros, o qual é um problema resultante da displicência populacional diante do tema. Desse modo constata-se um impasse motivado não só pela solidão e isolamento social, mas também pela falta de importância de políticas públicas que garantem acesso a serviços de saúde mental adequados. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro lugar, a má formação educacional é um agravante da saúde mental dos idosos. Nesse sentido, segundo o pedagogo Paulo Freire, “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor”. Sob esse viés, a premissa sobredita se aplica no contexto brasileiro, pois parte da população, devido ao ensino lacunar, age como um ponto negativo o que ocasiona que a inclusão social seja tão esquecida. Dessa forma, em decorrência de uma falha dos educandos, a problemática pendura no país. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a mídia é mais um fator que agrava a saúde mental dos idosos no Brasil sob essa perspectiva, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, as instituições cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante a saúde mental, faz é alienar a sociedade mediante conteúdos empobrecidos os quais não abordam a importância da saúde mental dos idosos. Logo o setor midiático tem interferência direta na manutenção do problema.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, assegurar a saúde mental dos idosos brasileiros não é apenas uma questão de direitos humanos, mas também uma medida que contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva. É necessário um esforço conjunto da sociedade, governos e instituições para garantir que os idosos tenham suporte adequado para manter sua saúde mental e desfrutar da vida em plenitude. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos