V.P.C (sem título)

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/07/2024
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manoel Bandeira, o autor idealiza uma sociedade para  a qual deseja fugir em meio ao caos vivido na realidade. Desse modo, evidenciando os problemas em relação à saúde mental dos idosos brasileiros na atualidade. (Truncamento) Agravando-se de modo constante em decorrência do descaso do governo e devido à desigualdade presente no contexto social do Brasil.  (Melhore a contextualização do tema)

O governo federal é o principal precursor de tal adversidade, uma vez que ele omite o seu papel de garantir os direitos e o bem-estar social. Dessa maneira, quebrando o contrato social presente entre o homem e Estado, como situado pelo filósofo Thomas Hobbes, no qual o ser humano, em troca de sua liberdade antropológica, o governo executaria sua função. Contudo, o aumento dos casos de problemas de saúde mental nos idosos, a ausência de projetos que visem a solução e os cortes de gastos na área da saúde demonstra o descaso do governo com a dificuldade em si e rompendo com a teoria do filósofo. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nesse mesmo contexto, a desigualdade social está relacionada ao problema. De acordo com Ariano Suassuna, o Brasil é dividido em país dos privilegiados e país dos despossuídos que lutam pela sobrevivência. Assim, o alto custo dos fármacos e remédios, além da invisibilidade enfrentada por tais cidadãos, levando ao aumento de forma exponencial dos casos relacionados à saúde mental de idosos. Além disso, como situado por Ariano, a divisão dos privilegiados expõe a diferença de vivência na sociedade brasileira, mas também pela falta de importância dada por tais, apenas levando seus interesses à tona, enquanto outros enfrentam dificuldades diariamente.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Pelo que foi visto, o Brasil apresenta diversos impedimentos em relação a importância de garantir a saúde mental dos idosos. O qual se dá pela omissão do governo e a desigualdade social enfrentada pelas camadas populares. Dessa forma, o governo federal, em apoio ao Sistema Único de Saúde, devem conduzir um projeto que exponha os sintomas ligados aos problemas de saúde, influenciando tais a procurarem médicos e hospitais que possam tratar de suas dificuldades. (Melhore o encadeamento) Por meio das redes sociais e canais televisivos, que possuem um grande alcance de público, além disso é necessário o tratamentos daqueles que identificarem as patologias de modo gratuito. Dessa forma garantindo o bem-estar social e aproximando o país daquele como situado no poema de Manoel Bandeira. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos