Os desafios do envelhecimento

Tema: A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2024
Nota tradicional: 640
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como envelhecer de forma saudável e digna? Esse é um desafio de todos e não apenas de caráter individual. Classificar uma pessoa apenas como velha é atribuir ao tempo dela um diagnóstico de doença e reforçar o estigma do preconceito de idade. Mas há caminhos para reduzir o etarismo e trazer ao idoso garantias de uma vida mais saudável. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 2003, assegura com absoluta prioridade a efetivação à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao espote e lazer, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. (Parágrafo frasal. Explore mais a discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com dados publicados pelo IBGE (Desenvolva a sigla) em 2019, 13% dos idosos são afetados pela depressão. Além disso, um documento da Organização Pan-Americana de saúde recomenda ações do governo, agências da ONU (Desenvolva a sigla), sociedade civil e setor privado. (Desenvolva mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, deve-se incentivar o idoso a participar de atividades sociais, prática de exercícios físicos e cognitivos (aprender uma nova língua, por exemplo), manter uma boa alimentação e fazer acompanhamento médico. Esses são alguns dos cuidados essenciais que se deve dispensar a quem tanto contribuiu com a sociedade. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos