[Sem título]

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/06/2024
Nota tradicional: 840
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo estudos recentes, a ansiedade e a depressão são as doenças mentais que mais afetam a população mundial atualmente. Um dos motivos para isso é o uso excessivo de dispositivos eletrônicos desde os primeiros anos de vida (24,3 milhões de crianças e adolescentes já são conectadas), faixa etária mais vulnerável e suscetível à influência da tecnologia, que se não controlada o seu uso, pode fazer mal a saúde da mente e do corpo. Para esse controle, é necessário que haja uma fiscalização dos responsáveis e um difícil acesso a determinados conteúdos potencialmente prejudiciais da internet.

Primeiramente, é cada vez mais frequente ver de recém-nascidos a crianças maiores usando dispositivos eletrônicos. Isso se deve à falta de tempo e controle dos pais, que precisando trabalhar ou fazer outras tarefas, como comer ou cuidar da casa, dão aos mais novos, acesso aos aparelhos eletrônicos, sem medir as consequências, deixando -as horas e horas expostas aos estímulos das telas, prejudicando seu desenvolvimento, capacidade de comunicação e sociabilidade, de acordo com pesquisas da Universidade do Ceará com a Universidade Harvard, e tornando-as dependentes da tecnologia para se sentirem entretidas. Logo, o controle desse acesso deve ser fiscalizado pelos pais, pois (Vírgula) quando não os tem, as crianças ficam mais facilmente irritadas e ansiosas. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, o fácil acesso a determinados conteúdos e comentários na internet aumenta a ansiedade, pois pode influenciar negativamente sua saúde mental e até física. Segundo pesquisas feitas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2019, 43% das crianças e jovens já testemunharam episódios de discriminação online, afetando principalmente as meninas, que já foram tratadas de forma ofensiva e expostas aos padrões de beleza da sociedade, que pode ocasionar ansiedade por aceitação e comportamentos prejudiciais ao corpo e mente das crianças.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que esse problema de aumento da ansiedade seja solucionado, é preciso tomar medidas. Os responsáveis precisam fiscalizar o tempo de tela das crianças e oferecer atividades educativas que estimulem seu desenvolvimento. Além disso, o governo deve criar leis que protejam as crianças da exposição excessiva de certos assuntos e leis que regulamentem as operações das mídias sociais a favor de um ambiente mais saudável, não só para a saúde mental das crianças mais de todos. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos