JR - Aumento da ansiedade em crianças por conta da tecnologia

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2024
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que nos dias atuais o acesso à tecnologia seja bem mais abrangente e diversificado do que em qualquer outro período da história. As facilidades de se obter um equipamento eletrônico também se estendem mais cedo ao público infantil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Atualmente vem se tornando comum o uso dos recursos tecnológicos por parte de crianças de uma forma duradora durante muitas horas do dia. Celulares, tablets, computadores portáteis, televisões e demais aparelhos com capacidade de entreter os menores durante o dia, e ao mesmo tempo auxiliar nas tarefas do cotidiano.
Mecanismos facilitadores indispensáveis em uma era técnico-científica de um meio digital. Equipamentos dotados de inteligência artificial, a qual interage com as crianças em boa maioria das atividades realizadas durante o dia. (Explore de modo produtivo)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Todavia, essa interação demasiada torna a criança dependente destes inventos tecnológicos da atualidade, pois os menores não têm controle sobre o tempo em que desfrutam desta interação, podendo causar futuramente inquietação, angústia, além de tirar a capacidade de reciprocar com os colegas, bem como o meio social no qual vive, sendo capaz de deixar marcas irreparáveis em sua formação. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, é inegável os benefícios que a tecnologia tem trazido para o para o público infantil nos dias de hoje, de fundamental importância para a colaboração das interações da criança. Mas, (Sem vírgula) seu uso de forma excessiva pode desenvolver casos graves de ansiedade nas crianças. Há a necessidade de uma supervisão por parte dos adultos no intuito de controlar o uso em excesso da tecnologia por parte das crianças para diminuir os casos de ansiedade no meio delas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos