a5 - Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2024
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a pensado brasileira Djamila Ribeiro, para que soluções aconteçam antes de tudo é preciso tirá-la da invisibilidade. Porém, o que se observa ao analisar o Brasil contemporâneo, é o aumento da ansiedade nas crianças por causa da tecnologia, o que resulta em graves impactos. Nesse sentido, a gênese da problemática ocorre devido à omissão social e ao impacto da pouca midiatização. (Formulou a tese)

Em primeiro plano, cabe analisar como a omissão de engajamento social repercute como um obstáculo para a elucidar dessa questão. Consoante o pensador Aldous Huxley, os fatos não deixam de exirtir por serem ignorados. De fato o uso excessivo de tecnologia na infância está sendo ignorado e persiste de uma forma negativa na realidade brasileira, visto que a maior parte das crianças tem as atividades do cotidiano atreladas a uma tela, em curto período os resultados chegam como: problemas de visão, empecilhos na aprendizagem e até ansiedade (Apresente pesquisas sobre esse fato). Diante disso, torna-se fundamental a reformulação dessa postura social de forma urgente.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator que possui lamentável vínculo com entre a relação lamentável vínculo com a relação crianças e tecnologia é a inércia a midiática. Para a filósofa Hannah Arendt, a sociedade passou por um grande processo de massificação que não se percebe os empecilhos enraizados na nação. Essa conjuntura é algo que se pode ser observado num vínculo que os aplicativos não adequem seu funcionamento para algo saudável, ao qual o indivíduo pode passar horas usando e mesmo assim nenhum aviso ou mensagem de uso exorbitante chega a tela (Reestruture essa discussão). Isso ocasiona as dificuldades para diminuir o tempo de uso. Logo, é inadmissível que a negligência midiática torne ansiedade em crianças uma realidade no Brasil. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que essa questão seja resolvida. Para isso, cabe ao governo, em sua função de promotor do bem-estar social, realizar um eventos nos municípios com apoio dos profissionais de saúde mental e sociólogos, a fim de diminuir um índice de ansiedade infantil causada pela tecnologia. Paralelamente, cabe às mídias sociais à criação de códigos de boa conduta, como avisos de tempo de uso, além de alerta de uso demasiado, com o intuito de diminuir o uso desses aplicativos. Assim, a partir dessas ações (Vírgula) a curto prazo é notório resultados contemplativos socialmente, além de retirar a situação da invisibilidade como proposto por Djamila. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos