[Sem título]

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2024
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A criança é um ser em desenvolvimento; a tecnologia, uma ferramenta indispensável para a sociedade. Todavia, internet e todos os aparelhos eletrônicos que a circundam mais infância é uma combinação que exige cautela, visto que em demasia atrapalha o desenvolvimento infantil, prejudicando-as na escola, no convívio social e, por vezes, na vida adulta. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente, levando-se em consideração o contexto no qual as crianças estão inseridas em nosso país, cujos índices de violência sempre são alarmantes, fomenta-se, por parte dos pais, que seus filhos não usem mais os espaços urbanos para brincar e socializar com outras crianças. Tendo em mente a premissa de que em casa seus filhos estarão a salvo da violência urbana, eles mesmos estimulam que, desde pequenos, brinquem com celulares e afins. Além do mais, nossa sociedade, por conta da própria tecnologia e toda a noção de urgência que ela provoca no inconsciente humano, encontra-se mais estressada e ainda mais atarefada do que antigamente, quando não havia acesso à internet, acarretando em ligações familiares frágeis, pois muitos pais, na intenção de não serem cobrados pelos filhos e de, assim, conseguirem mais tempo para si mesmos, delegam à tecnologia a função de entreter os filhos, propiciando uma dependência tecnológica desde cedo. É certo que a tecnologia em si não é vilã, mas pelas crianças serem pessoas em formação física e emocional, elas não têm a capacidade de analisar criticamente qualquer conteúdo virtual e são ainda mais vulneráveis à pressão das redes por likes (ideia de aceitação, pertencimento, prestígio), propiciando sérios problemas psicológicos (ansiedade, depressão, estresse, falta de concentração). (Delimite as discussões)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, a fim de permitir que as crianças se desenvolvam de maneira saudável, a mídia (importante portadora de informação) aliada a campanhas do Ministério da Educação, por exemplo, deveria conscientizar a população a respeito dos limites de acesso das crianças à web, para que os responsáveis por elas reconheçam que impor horários e outras regras é a forma correta de introduzi-las à tecnologia, assim como as empresas do setor devem garantir aos pais meios de controle de conteúdo que podem ou não ser acessados por seus filhos. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos