[Sem título]

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2024
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

   O documentário "O Dilema das Redes" faz uma abordagem sobre como as mídias sociais têm o poder de manipulação sobre o tempo que passamos conectados, apresentando cada vez mais conteúdos que atraiam o seu interesse, a ser mais custoso o distanciamento dessa tecnologia que afeta principalmente a vulnerabilidade psicológica de crianças e adolescentes. É fundamental discutir sobre o assunto, visto que o problema se agrava cada vez mais conforme o crescimento dos meios digitais.
  

De início, cabe ressaltar que se utilizada de maneira correta, a tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento intelectual das crianças, todavia não é o que se mostra sendo cumprido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), após a pandemia — período em que as de COVID-19 atividades remotas aumentaram α exposição às telas — uma a cada cinco crianças passou a apresentar sintomas de ansiedade. Isto em decorrência de estímulos que não ocorrem fora do mundo virtual, no qual é comum ter uma resposta rápida.
  

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante evidenciar que além de sintomas ansiosos a introdução gos meios digitais precocemente causa problemas na comunicação, em resolução de problemas e na socialização. Nessa lógica, é notório que está a ser construída uma geração de jovens com a saúde mental deturpada.
  

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação (MEC) juntamente das instituições escolares promovam práticas pedagógicas como palestras, aulas e oficiais com vista à educação de meios tecnológicos, a ter como resultado a consciência sobre o uso disciplinado desses meios. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos