Falta de controle e dependência

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2024
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro ansiedade, o mal do século (Use aspas e caixa alta) de Augusto Cury, é levantada a hipótese que o excesso de informação advindo dos novos meios de comunicação atuais, (Sem vírgula) afeta diretamente o bem-estar mental da sociedade, dessa forma, não seria diferente com as crianças na atualidade, que desde cedo são expostas a esse quadro sem terem a devida formação psicológica para se controlarem. (Formule a tese)

Concomitante a isso, no livro Homo Deus de Yuval Noah Harari (Use aspas), é expressa a ideia de que o ser humano atual desenvolveu tantas tecnologias para facilitarem seu bem-estar, que se tornou refém delas. Nesse interim se-se a situação se viciam precocemente ao uso de smartphones, computadores e notebooks, entre outros aparelhos, vício esse que é provocador de diferentes quadros de ansiedade. (Melhore a construção de sentido)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ainda nesse sentido, a falta de senso de seus atos, e simples reprodução de atos observados como modelo, natural a uma criança, é preponderante no desenvolvimento da dependência por esses aparelhos, o que só piora com a não supervisão e comando dos pais nesse caso, em que (Vírgula) para controlarem seus filhos, preferem os deixarem expor-se a esse risco. (Parágrafo frasal)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma se faz-se necessário que os pais, como principais responsáveis pela educação e formação das crianças, desenvolvam e promovam uma rotina em que seus filhos não fiquem frequemente usufruindo dessas tecnologias, assim evitando que se viciem nestes, e favorecendo o desenvolvimento adequado das crianças. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos