Tecnologia: avanços e consequências

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/06/2024
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, o uso de tecnologia tem crescido cada vez mais, principalmente depois da pandemia, onde as aplicações do recurso foram diversas e mais acessíveis.
Já na infância, a "Geração Z" e mais ainda quem veio depois dela, já nasceu na era digital, onde o contato humano não precisa existir para criar laços. (Melhore o encadeamento das ideias) O grande erro pois é nesse momento da vida onde os indivíduos iniciam suas primeiras vivências e necessitam de afeto e orientação.

Esse afeto virou "likes" e essa orientação se baseia em algoritmos de aplicativo e também comentários de desconhecidos. Zigmund Balman já havia feito essa previsão quando dissertou sobre a "Sociedade Líquida", explicando que cada vez mais os laços entre os indivíduos seriam mais frágeis e descartáveis. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Nos últimos tempos, essa exposição as crianças tem sido mais criticada. Influenciadores tem passado pelo "Tribunal da Internet", tendo seus conteúdos questionados quando se trata da exposição de crianças. (Melhore a apresentação da discussão. Parágrafo frasal) 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Tendi  Tendo em vista esses problemas, a atenção para a idade mínima para o acesso de redes sociais e publicações específicas deveria ser mais rígido e levado com seriedade pelas grandes empresas de mídia social. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos