Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia.

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2024
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Steve Jobs, fundador da empresa "Apple", afirmava que a tecnologia iria mudar o mundo. Analisando esta afirmação, é inegável que evoluímos no campo da tecnologia, no entanto, essa evolução aumentou a ansiedade em crianças dessa nova geração. Convém analisarmos as causas e problemas que agravam tal problema. (Melhore a apresentação da discussão)

Primeiramente, uma das causas para o aumento da ansiedade são as redes sociais, elas fazem um grande papel nas nossas vidas, porém, os conteúdos, pessoas e informações contidas alavancam uma ansiedade nas crianças de forma que elas sintam-se na obrigação de serem e fazerem o que vêem online, mas quando partem para o mundo real, se sentem oprimidas.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra causa para a elevação da ansiedade, (Sem vírgula) são os celulares, pois, a maioria das crianças hoje em dia tem um celular e são eles que disponibilizam essas redes sociais para seu cotidiano. Outrossim, o alto uso do celular e a falta de interação social são consequências geradas pelo celular e estão presentes nessa nova geração de crianças. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater o aumento de ansiedade por causa da tecnologia, a família da criança e a escola devem criar campanhas para as crianças sobre o uso das redes sociais, por meio de cartazes ou apresentações nas escolas, a fim de que reduza a ansiedade das crianças garantindo seu bem-estar. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos