[Sem título]

Tema: Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2024
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra cinematográfica Estadunidense "Matrix" é retratada uma sociedade dominada pela tecnologia e realidades alternativas criadas pelas inteligências artificiais. Analogamente, fora da ficção, observa-se a influência do uso de dispositivos tecnológicos no modo de vida atual, levando ao aumento dos casos de ansiedade em crianças. Desse modo, torna-se necessário elucidar que tal problemática ocorre em decorrência da individualização da saúde mental e a pressão pela perfeição nas redes sociais. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, é lícito postular que a individualização do sofrimento psíquico resulta no aumento de casos de ansiedade. O filósofo Mark Fisher (Vírgula) na obra "Realismo capitalista" (Vírgula) afirma que os transtornos mentais são despolitizados e individualizados no contexto contemporâneo. Nesse panorama, os distúrbios da mente são vistos como um problema exclusivo do indivíduo, e não como um dilema coletivo. Essa ótica social mostra-se problemática na medida em que a culpa recai sobre a pessoa, sem levar em conta os fatores sociais que envolvem o assunto. Dessa forma, é essencial evitar a despolitização dos transtornos psíquicos.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é pertinente apontar a perfeição exigida nas redes sociais como um fator central no que tange o aumento da ansiedade nas crianças. O filósofo Byung-Chul Han na obra "Sociedade do cansaço" afirma que os usuários nas redes sociais são transformados em meras mercadorias. Nessa perspectiva, essas plataformas estimulam a competição em busca da atenção e pelo conteúdo perfeito. Tal fato pode desencadear problemas de saúde mental a partir do momento em que não é atingido essa perfeição exigida. Assim, é evidente que o uso desses aplicativos pode trazer consequências negativas na saúde mental dos jovens.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em vista a problemática supracitada, é necessário que os governos criem projetos educativos por meio de investimentos no setor e palestras em escolas, a fim de garantir a ampliação da consciência a respeito do uso de tecnologias e saúde mental. Além disso, faz-se necessário a presença de psicólogos nos ambientes de ensino, visando assegurar o cuidado com as questões psicológicas das crianças. (Truncamento) Para que, enfim, a situação descrita em "Matrix" possa ser substituída por um ambiente onde as tecnologias não representem mais uma ameaça aos jovens. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos