[Sem título]

Tema: Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/04/2024
Nota tradicional: 800
Nota IA: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil contemporâneo, vive-se sob a égide de uma democracia, em que os deveres e direitos dos cidadãos estão assegurados na Constituição Federal vigente, promulgada em 1988. Inscrito em tal conjunto de lei, está o artigo 5º, que garante a igualdade de gênero sem distinção de sexo. Neste contexto, é valido ressaltar sobre as oportunidades e desafios do empreendedorismo feminino no Brasil. Portanto, faz-se mister refletir sobre essa problemática e apontar os caminhos para solucionar os problemas intrínsecos à essa questão no país.

Frente a isso, num cenário onde a igualdade de gênero vem ganhando cada vez mais espaço, as mulheres empreendedoras estão na vanguarda de uma revolução silenciosa, mas profundamente impactante. Com o histórico de discriminação, falta de representatividade e desigualdade em vários âmbitos, as mulheres têm sido agentes de resistência e mudança e tem encontrado grandes oportunidades no mundo empreendedor. Essas oportunidades englobam independência financeira, flexibilidade de horário, maior capacitação, relações de networking e de fato, no mundo dos negócios a visão feminina traz consigo inovação e criatividade. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) No entanto, esse caminho percorrido nunca foi e continua não sendo fácil. Os desafios ainda estão presentes na sociedade como acesso limitado ao financiamento, preconceito de gênero e estereótipos ainda persistentes, conciliação entre vida pessoal e profissional, barreira psicológica, desigualdade social e a cultura empresarial masculina. Sendo assim, essa problemática evidência os obstáculos e traz reflexões em que é preciso contornar as barreiras existentes e criar um ambiente mais favorável ao sucesso feminino nos negócios. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, já dizia o pacifista Nelson Mandela que quando há um problema é preciso enfrentá-lo e não disfarçá-lo. Logo, para superar os desafios de empreendedorismo feminino (Vírgula) é necessário a ação compartilhada dos atores sociais. Cabe ao Estado promover políticas e legislações favoráveis, incentivar a capacitação acessível e fornecer o acesso de financiamentos e recursos. Cabe à sociedade, (Sem vírgula) apoiar mulheres empreendedoras localmente e fomentar uma cultura inclusiva. Por fim, é importante que as mulheres pratiquem networking estratégicos, fortaleçam a presença no online e no marketing digital, busquem redes de apoio e comunidades de empreendedoras e desenvolvam habilidades de liderança, para assim caminhar e solucionar os problemas intrínsecos do empreendedorismo feminino no Brasil. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos