[Sem título]

Tema: Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/04/2024
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O empreendedorismo feminino é de extrema importância para a valorização das mulheres na sociedade atual, permitindo que estas conquistem cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Sem dúvidas, o crescimento deste movimento é um passo fundamental na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Muito embora o empreendedorismo feminino venha ganhando espaço no mercado brasileiro, sua atuação ainda é muito menor se comparada à dos homens. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, em 2022, mais de 65% dos empreendedores brasileiros eram homens. Este número indica que a desigualdade de gênero no Brasil, apesar de ter diminuído nos últimos anos, ainda possui dimensões alarmantes. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) São vários os motivos que dificultam a vida da mulher empreendedora em nosso país. Um deles é o preconceito social em relação aos negócios femininos: muitas pessoas preferem produtos/serviços produzidos e geridos por homens em detrimento daqueles oriundos de mulheres. Este preconceito é resultado de um processo histórico em que o sexo feminino sempre foi apresentado como inferior e até mesmo incapaz, característica que é tida como verdade por certos indivíduos até hoje.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro desafio para as empreendedoras é a falta de tempo para dedicar ao negócio. A grande maioria das mulheres brasileiras (92,1%, de acordo com o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2022) realiza algum tipo de afazer doméstico ou trabalho de cuidado. Estas atividades demandam tempo e acabam interferindo - direta ou indiretamente - na jornada empreendedora da mulher.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista a importância das iniciativas empreendedoras femininas, é dever do Estado promover políticas públicas que favoreçam tais ações. A criação de incentivos fiscais para mulheres empreendedoras, por exemplo, é um modo de estimular o estabelecimento de novos negócios femininos. Para alavancar esses empreendimentos, uma via de ação é o uso da publicidade. Grandes emissoras de televisão poderiam criar mecanismos de divulgação de produtos/serviços femininos através da seleção mensal de empresas a serem divulgadas de forma gratuita, que alcançariam, assim, um público consumidor e apoiador mais amplo. Somente assim, com a ação conjunta entre governo e sociedade, é que poderemos alcançar um Brasil mais justo e equânime, onde as mulheres ocupem o mesmo espaço que os homens. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos