[Sem título]

Tema: Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/04/2024
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comumente mulheres se queixam, em tom de brincadeira, que um dia poderia ter mais de vinte e quatro horas, pois apenas essa quantidade não tem sido suficiente para elas. No Brasil, mais da metade dos trabalhadores informais são mulheres, refletindo-se, assim, em desafios e oportunidades para o empreendedorismo feminino nacional. (Melhore a contextualização do tema)

Encarregadas muitas vezes da educação dos filhos e também dos afazeres domésticos, torna-se complicado conciliar tantas tarefas com o trabalho. Essa falta de equilíbrio faz com que muitas encontrem na informalidade uma maneira de lidar com todo esse problema vivido. Contudo, pesquisas sobre a economia brasileira revelam como a presença feminina em cargos empresariais trazem bons resultados. Outro atributo feminino, quando comparado ao dos homens, é o maior tempo de estudos. É comum que elas se especializem mais, logo, o trabalho tem mais chances de ganhar mais qualidade. 

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) O governo, por conseguinte, com a finalidade de auxiliá-las a sair da informalidade, deveria implementar programas de apoio com o intuito de aumentar sua capacitação através de cursos técnicos específicos de acordo com cada região. Ademais, divulgar nas redes sociais informações sobre esses projetos. Dessa forma, mais oportunidades seriam criadas para solucionar a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos