Desafios no empreendedorismo feminino

Tema: Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/04/2024
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasilerio. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverbardo com ênfase na prática quando se observa os desafios no empreendedorismo feminino, esse cenário antagônico e fruto tanto da negligência governamental quanto da desigualdade social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade brasileira.

Primeiramente, é importante ressaltar, (Sem vírgula) a baixa a atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, que negligencia igualdade das mulheres e falha em garantir os direitos constitucionais, não assegurando a igualdade de oportunidade, a inserção no mercado de trabalho sem qualquer tipo de descriminação e os direitos individuais. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgente. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como promotor do problema. De acordo com art. 5º da Constituição Federal do Brasil (Vírgula) todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Partindo desse pressuposto, as mulheres abrem negócios tanto quanto os homens, mas ganham menos e suas empresas fecham mais rápido. Segundo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as empreendedoras, apesar de serem mais escolarizadas, ganha 22% a menos que os homens, essa diferença decorre da diversidade de gênero que é grande influenciadora, além do papel da mulher na família que demanda grande parte do seu tempo e esforço nas tarefas domésticas. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Melhore a apresentação da discussão. Argumento pertinente)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com tudo, há a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos, ressalta a importância de conscientizar a mulher pelas suas competências e qualidades, além de incentivar o empreendedorismo por meio de políticas públicas e medidas educativas. Cabe também ao estado estabelecer e executar programas de assistência às mulheres para assegurar a proteção e adotar todas as medidas necessárias para reprimir a descriminação das mesmas. Dessa maneira, com a conjuntura de tais ações as mulheres verão os direitos garantidos pela Constituição, como uma realidade. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos