As dificuldades do empreendedorismo feminino

Tema: Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/04/2024
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É evidente que desde os séculos passados as mulheres são invisibilizadas, tendo menos direitos e oportunidades que os homens, e atualmente isso não mudou completamente, principalmente quando se fala sobre mulheres em cargos altos, sendo donas de seu próprio negócio, por exemplo. Isso ocorre devido à desigualdade social e o machismo.

Embora conste na Constituição de 1988 que todos cidadãos são iguais perante a lei, a realidade é muito diferente. Isso porque diminuem as mulheres através de salários inferiores ao dos homens, duvidam da capacidade das mesmas de alcançar e comandarem cargos altos, simplesmente pelo fato de ser mulher. (Reestruture essa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nessa mesma lógica, sabe-se também, (Sem vírgula) que o mundo atual é muitas das vezes machista, pois pensam que o único trabalho que mulheres fazem bem é cuidar da casa. Porém, ao contrário disso, elas trabalham, em várias situações, mais que os homens, pois além de cuidarem da casa e dos filhos, muitas tem garra para abrir seu próprio negócio, como mostra o filme "O Diabo Veste Prada", onde uma importante revista de moda é comandada por uma mulher. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com isso, faz-se imprescindível a adoção de medidas em ambientes de trabalho e escolas, realizadas pelo governo e pelo Ministério da Educação, para que, por meio de palestras e utilização da mídia, as pessoas reflitam e sensibilizem-se sobre as dificuldades passadas por mulheres em todos esses anos, e conscientizá-las que todos somos iguais, pois assim o mundo se tornará um lugar melhor e mais igualitário para se viver. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos