[Sem título]

Tema: Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/04/2024
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Série "Supermães", da Netflix. (Vírgula) retrata quatro mães que lidam com a jornada de dona de casa, mãe e a jornada de crescimento no trabalho, com a dupla vida intensa, cenário presente quando se observa o empreendedorismo na realidade das mulheres (Melhore a construção de sentido). Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem os desafios no empreendedorismo feminino como a desigualdade de gênero e a dupla jornada de trabalho.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a desigualdade de gênero como pivô dos desafios. Neste sentido, a Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 5º, que todos são iguais perante a lei, o que não tem sido visto na sociedade brasileira. Segundo as ideias do filósofo John Locke, cabe ao Estado a proteção a todos os indivíduos, que são direitos que não podem ser retirados. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise (Vírgula) a dupla jornada de trabalho é impulsionadora da dificuldade no empreendedorismo vivido por muitas mulheres, são dona de casa, mãe e empreendedora que em sua maioria não tendem a achar um equilíbrio, tornando mais um desafio. Na população brasileira mais de 50% são mulheres e apenas 1/4 desse dado são mulheres empreendedoras. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Logo a necessidade de se combater a desigualdade social (Melhore a construção de sentido), é imprescindível que o governo por meio do Ministério de Educação, acrescente em meio de debates pelas redes de comunicação a divulgação da desigualdade social no Brasil, a fim de garantir o direito mais importante do país a todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos