[Sem título]

Tema: Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/03/2024
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No desenho infantil Turma da Mônica, tem-se personagem de Maurício de Souza, Dorinha, esta faz parte do grupo de PCDs que recentemente recebem representação na animação e na sociedade. Trazendo para o contexto brasileiro, é notório que ainda há desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. Desse modo, é necessário buscar os motivos para a origem e a persistência desse problema: a falta de infraestrutura adequada, e o capacitismo por parte da escola.

A escassez de recursos voltados para deficientes visuais, como a extensão da linguagem braille além das escolas, afeta diretamente o movimento de inclusão. Segundo Aristóteles “a igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”. No entanto, para a inserção de deficientes visuais na educação e posteriormente na comunidade, é extrema importância estruturar os recursos oferecidos pelas escolas e pela a sociedade, para assim, (Sem vírgula) tratar igualmente os iguais e os desiguais. Nessa perspectiva, a carência de métodos audiovisuais nas escolas e em espaços sociais, ou ainda os materiais de uso para leitura em tamanhos pequenos ou exagerados, influenciam diretamente na melhor integração dessas pessoas, por isso, é mais que necessário buscar resoluções eficazes para essas barreiras.

(Melhore a estratégia coesiva) Capacitismo é o preconceito com pessoas deficientes, ele se caracteriza pelo tratamento indevido com PCDs, onde as mesmas são tidas como limitadas ou incapazes, um exemplo é o uso de termos infantilizados. Assim, na integração dessas pessoas, principalmente no ambiente escolar, há a hostilidade da desinformação presente, que pode ser associada ao desfecho histórico de abster a socialização de deficientes visuais a mais tempo. (Truncamento) Mas também das mídias, tendo em vista a pouca mobilização dessa minoria no ambiente e a falta de propagação informacional sobre o assunto. Logo, é fundamental desfazer esses estigmas sociais e cessar estes desafios associados ao tema.

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, a necessidade de resolução dos desafios de inclusão de pessoas com deficiência visual na educação brasileira. Por isso, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, tomar as devidas medidas para enfim superar tais obstáculos, como a melhora da estrutura das escolas, para estas atenderem a todos os públicos, principalmente, os de enfoque de maneira que a igualdade atinja sua totalidade. Além disso, a realização de palestras conscientizadoras nas escolas públicas e privadas, acerca da importância de combater o capacitismo, e como a integração é de extrema importância, assim o ambiente educacional como também a sociedade estará pronta para receber os deficientes visuais. Desse modo, o Brasil poderá contemplar em seu anseio uma comunidade educacional integradora, capacitária e equitativa. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos