Deficiência Visual e suas necessidades no sistema educacional

Tema: Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/03/2024
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Tem uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tem uma pedra", nesse trecho do poeta brasileiro Carlos Drummond, as pedras significam desafios, e ele pode ser associado a realidade da educação dos deficientes visuais. Sob tal ótica, desafios esses que podem ser observados nos âmbitos dos materiais e dos profissionais educadores. (Formule a tese com mais clareza. Melhore a contextualização)

Primeiramente, livros em braile ou com fontes ampliadas, sorobans, lupas e tecnologias assistivas são alguns dos meio que são usados para educar aqueles com deficiência visual. Acerca disso, entende-se que a falta de muitos desses materiais é uma realidade problemática dentro das escolas, que acarreta dificuldades na inclusão de quem precisa deles ao ensino. Dito isso, é valido reconhecer que, (Sem vírgula) o ambiente de aprendizado deve estar adaptado para quem tem deficiência visual, e nisso se incluem os materiais didáticos.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, nota-se que com o advento da internet e da atual Era da Informação(Sem vírgula) tem crescido o numero de educadores formados no mercado, mas nem todos estão preparados para lidar com alunos deficientes visuais. Consoante a isso, também é perceptível que existem aqueles que possuem deficiência visual, que portanto entendem melhor das suas realidades e dificuldades, e querem se tronar educadores mas não tem as chances. Por fim, seria negligencia não notar que a falta de especialização e de oportunidades agrega nos empecilhos de inclusão. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, é necessário que o governo, sendo esse responsável pelo controle das finanças, invista na distribuição de materiais escolares específicos para os deficientes visuais, por meio de incentivos a parcerias entre empresas que oferecem esses produtos e as escolas. Ademais, compete ao MEC, (Sem vírgula) oferecer especialização para os professores, focado em ensinar aqueles com deficiência visual, com cursos e palestras. E também abra oportunidades para os deficientes visuais que desejem trabalhar com educação no mercado de trabalho. Dessa forma, será possível retirar as pedras do caminho, como dito por Carlos Drummond, e ter um futuro mais brilhante na educação dos deficientes visuais.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos