Educação Inclusiva ao PcD visual

Tema: Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/03/2024
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A educação é um direito social destinado a todos os brasileiros, conforme o Art. 6º da Constituição federal de 1988 (CF/88). Desse modo, a pessoa com deficiência (PcD), visual, não pode ser restringida de acessar o sistema educacional, nem prejudicada com um ensino de má qualidade devido a ausência de acessibilidade e inclusão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Primeiro, a educação inclusiva é um direito previsto no Art. 27 da Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Em vista disso, as escolas brasileiras devem oferecer uma ambiente digno, sem discriminação e acessível aos estudantes com alguma deficiência, cabendo aos Estados e à comunidade escolar assegurar a consecução desse direito ao PcD visual.

(Boa estratégia coesiva) Segundo, os malefícios da não inclusão do PcD visual, além de ferir a legislação vigente no país, são um limitante ao aprendizado e ao relacionamento social. Isso ocorre por dois motivos, pela falta de infraestrutura adaptada as necessidades do indivíduo com deficiência e pela exclusão por parte dos outros estudantes, que podem se distanciar daquele "diferente" dos demais membros do grupo de convívio. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, a defasagem educacional do PcD visual se torna um obstáculo quando ele ingressa no mercado de trabalho. Afinal, não obteve as bases curriculares necessárias as rotinas da labuta, nem o empirismo adequado ao relacionamento interpessoal (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante da problemática, a solução ou amenização do conhecimento prejudicado, encontra-se na futura empresa empregadora que receberá o papel de fornecer um ambiente receptivo e inclusivo ao colaborador, sob essas circunstâncias.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, sem qualquer discriminação, a educação inclusiva deve ser de qualidade e acessível a todos. Para esse propósito, o Ministério da Educação, órgão do Governo Federal brasileiro, precisa apoiar e estimular as secretarias estaduais e municipais no avanço da inclusão educacional, por meio de recursos financeiros, de manuais técnicos e de treinamentos sobre o tema. Pode, ainda, consultar as instituições de pesquisas, referências no Brasil, a respeito dos melhores e atualizados métodos de inclusão desse público específico para, além da educação, o país formar seres humanos mais preparados contra os percalços da vida.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos