EDUCAÇÃO DE INCLUSÃO

Tema: Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/03/2024
Nota tradicional: 680
Nota IA: 360
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hodiernamente, discute-se com frequência a importância dos desafios da inclusão dos deficientes visuais na educação nacional. Diante da relevância dessa temática (Vírgula) precisa-se que alguns pontos sejam discutidos, como a ausência de matérias didáticos acessíveis e a falta de professores capacitados. 

Inicialmente, a política nacional sobre educação inclusiva é vista como objetivos a serem implementados estar em consenso com as normas programáticas com a constituição do país art. 6°. Assim, a base nacional curricular tem uma legislação voltada a atender cada público escolar de acordo com suas necessidades. Nesse sentido cabe a cada ente federativo em suas unidades educativas consolidar o que a carta magna estabelece junto ao bncc, isso é necessário nas unidades educacionais, implantar educação participativa evitando a segregação devido à deficiência do alunado acometido com certas limitações.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, há uma necessidade explícita de investimentos em aparelhos tecnológicos modernos, ágeis, como impressoras com tecnologia de ponta além de aparelhos de som que proporcione a transmissão de aulas interativas nas escolas, buscando a atender o público acometido de certas deficiências, isso, (Sem vírgula) agiliza o processo de aprendizagem do aluno o igualando as demais crianças o que só é possível com políticas públicas eficientes e o acompanhamento dos pais é de suma importância nesse processo, pois, (Sem vírgula) é atribuído aos mesmos o acompanhamento do desenvolvimento da criança junto à comunidade escolar.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a capacitação dos docentes voltados a atender um público dito como especial requer uma preparação especializada, treinamento contínuo e uma didática especial, pois se trata de lidar com crianças com limitações, mas que são capazes de aprender normalmente, bastando ter os mecanismos adequados, que vise proporcionar a melhor maneira em lhe dar com esse público, pois, (Sem vírgula) a educação pública no brasil quando é repassada ao alunado tradicional já é tida como precária, deficiente, o que se precisa se investir em material humano, buscando propor uma educação de qualidade. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, ao se falar em inclusão do alunado com deficiência visual, a administração pública tem que da alta importância para proporcionar qualidade de vida a essas crianças, além de investimentos voltados a modernizar as secretarias escolares, agilizando o processo educacional, outro ponto de suma importância é proporcionar treinamento aos professores para atender com excelência os futuros cidadãos da pátria-amada. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 40 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 360 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos