Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, uma discussão social
Tema: Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante
Nota IA: 880
A "ditadura da beleza" é um fenômeno social que impõe padrões estéticos inatingíveis, exercendo uma pressão significativa sobre as mulheres. Essa pressão pode levar a uma série de problemas de saúde física e mental, tornando a discussão sobre o tema extremamente importante. A sociedade, influenciada pela mídia e pela indústria da moda, muitas vezes valoriza a aparência acima de qualidades intrínsecas, criando uma cultura tóxica de beleza e perfeição.
Os impactos físicos da ditadura da beleza são profundos e preocupantes. Muitas mulheres recorrem a dietas extremas, cirurgias plásticas e outros procedimentos perigosos para se adequar aos padrões de beleza. Essas práticas podem levar a uma série de problemas de saúde, incluindo distúrbios alimentares, danos à pele e ao cabelo, e complicações cirúrgicas. Além disso, a obsessão pela aparência física pode desviar a atenção de cuidados de saúde importantes, como exames preventivos e atividades físicas regulares.
(Boa estratégia coesiva) Além dos impactos físicos, a ditadura da beleza também tem consequências mentais significativas. A pressão para se adequar a padrões de beleza inatingíveis pode levar a problemas de autoestima e imagem corporal, ansiedade e depressão (Explore mais essa discussão). Muitas mulheres sentem-se constantemente insatisfeitas com sua aparência, o que pode afetar sua felicidade, suas relações sociais e até mesmo seu desempenho no trabalho ou na escola.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental das mulheres é uma discussão importante que precisa ser ampliada. É crucial promover uma cultura de aceitação e amor-próprio, onde a beleza é vista em todas as formas e tamanhos. Para isso acontecer é necessário que o Ministério da Educação desenvolva uma política social junto ao Ministério da Educação, no sentido de promover educação sociológica a respeito do corpo. Então, as políticas desenvolvidas precisam integrar mudanças no plano de currículo nacional e, assim, permitir discussão, reflexão e respeito. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |