Ditadura da beleza. IT

Tema: Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/02/2024
Nota tradicional: 800
Nota IA: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A boneca Barbie é alvo de muito discussão quando o assunto é a ditadura da beleza e seus malefícios na saúde, desde muito cedo mulheres se inspiram na sua aparência, algumas até de maneira exagerada , almejando ter os mesmos traços que aquele personagem. Tal problemática, (Sem vírgula) vem crescendo no sociedade atual, principalmente devido a essa imposição sobre o corpo feminino e os impactos no físico e mental.

Em primeiro plano, a idealização do corpo feminino perfeito é uma discussão recente, porém, é algo projetado desde o começo da história humana, dentre alguns achados arqueológico pré-históricos se destaca uma estátua com corpo feminino onde é possível ver traços desejados nas mulheres da época, corpo largo e avantajado. Sendo assim, consta-se uma certa imposição sobre o corpo feminino. Transportando ao tempo atual, tal prática continua de maneira exacerbada, incentivada por programas de TV, cinema, revistas e principalmente internet, onde somente mulheres com um padrão estético são aceitas. Todavia, grupos e movimentos sociais crescem cada vez mais promovendo a quebra desse pensamento retrógrado.

(Melhore a estratégia coesiva) Em segundo plano, os impactos gerados por essa ditadura da beleza já são observados nas mulheres de todas as idades, tanto físico como mentalmente, é muito comum observar meninas jovens já inconformadas com sua imagem (Vírgula) procurando se espelhar em um padrão incansável, como por exemplo, crianças negras almejando ter cabelos loiros e olhos azuis como suas bonecas, na idade adulta, acontece alguns distúrbios mentais como a dismorfia corporal e anorexia, tais distúrbios podem comprometer tanto eats psicologicamente com fisicamente. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Urge (Vírgula) na atual conjuntura, meios de reverter essa imposição sobre os corpos femininos assim como os seus efeitos no físicos e mentais nas mulheres. Nesse sentido, cabe à família estar ciente nobre essa temática, afim de reduzir os impactos desse pensamento nas futuras gerações, por meio do diálogo da família sobre o tema, somado a isso, é possível o aprofundamento nessa questão com a associação das famílias em conjunto com as escolas. Ademais, a sociedade junto do Estado devem estimular o debate sobre os efeitos que podem ser provocados por esse pensamento machista, por meio de campanhas e movimentos sociais de aceitação de todos os tipos de corpos. (Truncamento) Pois somente assim, a ditadura da beleza pode ser finalmente superada depois de tanto tempo.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos