Melanie Martinez retrata a ditadura da beleza

Tema: Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/02/2024
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em sua música "Mrs potato head", a cantora Melanie Martinez expõe fatos do cotidiano de muitas das mulheres que , ao comparadas anos padrões estéticos da sociedade, se sentem obrigadas a pertencer a ele. No trecho "ninguém te amará se você não for atraente" a cantora relaciona a necessidade de aceitação da população feminina com o sofrimento e pressão que elas sofrem para permanecer dentro de certos parâmetros de beleza. Sendo a causa de consequências nocivas para a saúde física e mental da mulher, a ditadura da beleza impera, sobretudo, devido à falta de abordagem do tema nos ambientes sociais e da falsa ilusão de perfeccionismo vendidos pelas imagens em redes sociais, incentivando a comparação.

Primeiramente, é importante analisar que a falta de abordagem do assunto na sociedade é um grande intensificador do problema. "Para pensar soluções para uma realidade,devemos tirá-la da invisibilidade", conforme a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, para tratar de uma adversidade é necessário que ela seja exposta , assim viabilizando a sua resolução, entretanto,o silenciamento continua criando barreiras que dificultam o enfrentamento da questão. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator que contribui para desolar a autoimagem e bem-estar feminino, é a grande distribuição de conteúdos que entregam uma falsa realidade inalcançável de um corpo esteticamente perfeito, o que gera a comparação e insatisfação pessoal com o próprio corpo entre as mulheres que não se adequam dentro desse padrão e que , ao tentar compulsivamente pertencer a um ideal criado, acabam por desenvolver problemas alimentares e/ou psicológicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) (Vírgula) a quantidade de pessoas que sofrem com algum transtorno alimentar está na casa dos milhões. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que haja a intervenção para a solução desse revés social. Sendo a mídia responsável pela divulgação das informações, a mesma deverá dispor-se a incentivar a abertura de espaço para a fala sobre o amor-próprio , sobre como é importante o autoconhecimento e aceitar-se independente das pressões alheias. Por meio de publicações em diversas redes sociais-como Facebook e Instagram-a fim de incentivar o autocuidado, direcionadas principalmente ao público feminino. Paralelamente é preciso que ,com incentivo ao amor próprio e conscientização da sociedade , as postagens consequentemente sejam mais fiéis a realidade , pois as mulheres se sentirão mais confiantes sem o receio de serem julgadas. Dessa forma será possível dar o primeiro passo para tirar a ditadura da beleza da invisibilidade. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos